Áreas de Intervenção

CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA

Equipamento de Infância: Creche e Jardim de Infância Tempo de Crescer

OBJECTIVOS GERAIS DO EQUIPAMENTO DE INFÂNCIA

  • Promover atitudes e valores que permitam à criança e família tornarem-se cidadãos conscientes, participativos e solidários;
  • Promover o desenvolvimento global da criança, partindo da livre expressão dos seus saberes mais próximos e alargando as inter-relações para uma maior diversidade de experiências educativas e sociais;
  • Valorizar as competências e capacidades das crianças e suas famílias e rentabilizá-las na acção;
  • Desenvolver competências parentais;
  • Envolver as Famílias no Equipamento e processo educativo das crianças;
  • Estabelecer relações de colaboração e parceria com os recursos locais e a comunidade.

A participação dos pais no contexto institucional educativo dos seus filhos é indispensável, constituindo um direito e um dever. Deste modo, este equipamento investe particularmente na promoção desta participação e articulação.

São criadas oportunidades para que os pais possam conhecer, escolher e contribuir para a resposta educativa que desejam para os seus filhos, nas Valências de Creche e de Pré-escolar.

É objectivo deste Equipamento que as Famílias sejam os principais parceiros, numa educação que se quer partilhada e cooperada. Para que este trabalho seja de efectiva cooperação, não basta apenas informá-los sobre o trabalho a desenvolver, mas sim implicá-los no mesmo, chamando-os à participação no processo educativo, na construção do Projecto Pedagógico e na garantia da qualidade dos serviços.

É objectivo proporcionar a vivência de experiências democráticas na Escola, através da promoção da participação e envolvimento das crianças e suas famílias no processo educativo.

A escola democrática assenta na importância da participação e capacitação, partilhando a responsabilidade da definição da sua qualidade pedagógica. Através da negociação e construção cooperada constrói-se e planeiam-se os objectivos, as estratégias e as responsabilidades.

Acreditamos que a participação democrática na escola pode facilitar a capacitação para uma participação mais alargada, nomeadamente a assumpção de maior iniciativa e implicação no desenvolvimento da comunidade e, consequentemente, maior pró-actividade e exercício de cidadania activa.

Recursos Humanos

Os Recursos Humanos afectos ao Equipamento de Infância Tempo de Crescer são os seguintes: 1 Directora, 1 Coordenadora Pedagógica, 1 Assistente Social, 1 Administrativa, 7 Educadoras de Infância, 7 Auxiliares de Acção Educativa, 5 Auxiliares de Apoio Geral.

Horário de Funcionamento

De Segunda a Sexta-feira entre as 07h30 e as 19h00.

>> próximo – Valências de Creche

Fale Connosco

Rua Pedro José Pezerat, Bloco B (edifício Azul)
Bairro dos Lóios – 1950-242 Lisboa

Telefone: 21 859 67 83
Fax: 21 859 67 85
Telemóvel: 91 859 67 85

Correio electrónico: atm@atm.org.pt