Resposta Social de Creche

Organização do Ambiente Educativo

Nas salas com crianças dos 3 aos 24/30 meses, a rotina diária é organizada com base no modelo high/scope, privilegiando o contacto com a Família.

O Trabalho técnico é organizado com momentos de actividade individual e em grupo, em que se estimula a livre exploração do espaço e materiais, com actividades diversificadas que desenvolvam: o sentido de si próprio; as relações sociais; a representação criativa; o movimento; as expressões; a comunicação e linguagem; as primeiras noções de número e quantidade, de tempo e de espaço.

Nas salas com crianças partir dos 24/30 meses, a rotina diária é organizada tendo como base a mesma metodologia (high/scope) combinada com o Movimento da Escola Moderna (MEM), desenvolvido na Resposta Social de Pré-escolar.

A rotina desenvolvida nestas salas vai-se aproximando, progressivamente, da de pré-escolar, iniciando a transição entre valências, rentabilizando as progressivas aquisições e capacidades, respondendo aos novos desafios criados pelo desenvolvimento e consequente maior capacidade de organização, de tomada de decisões e da progressiva autonomia das crianças, ainda que com grande apoio do adulto. Como tal são introduzidos e adaptados alguns instrumentos pedagógicos do MEM.

Aprendizagem Activa e Cooperada

As Crianças aprendem activamente, através das relações que estabelecem com os pares e com os adultos e através da exploração dos materiais.

Proporcionam-se experiências mantendo sempre uma relação positiva, recíproca e securizante onde as iniciativas das crianças devem ser incentivadas e apoiadas pelos adultos, valorizando as aquisições e sucessos.

Ateliers Sensório-Motores

São realizados ateliers sensório-motores, com oportunidade para a experimentação e exploração diversificada, apelando ao uso de todo o corpo e dos 5 sentidos ao serviço da aprendizagem.

Estes ateliers têm como objectivo promover o desenvolvimento a nível motor, cognitivo e sócio-afectivo, com grande enfoque no lúdico e na actividade da criança.

Objectivos Gerais da Resposta Social de Creche

Todo o trabalho realizado na Resposta Social de Creche responde aos seguintes objectivos gerais estabelecidos:

Desenvolvimento Sócio-Afetivo (formação pessoal e social)

  • Desenvolver o conceito do EU (auto-conceito/auto-estima);
  • Desenvolver uma imagem correcta e positiva do seu corpo;
  • Tomar consciência de si próprio na relação com os objectos;
  • Tomar consciência de si próprio na relação com os outros;
  • Estabelecer relações sociais positivas;
  • Tomar consciência de si próprio na relação com o meio envolvente;
  • Desenvolver valores, comportamentos e regras;
  • Desenvolver a autonomia;
  • Desenvolver a capacidade de cooperação.

Desenvolvimento Motor

  • Desenvolver o domínio osseo-muscular;
  • Desenvolver as praxias largas e finas.

Desenvolvimento Cognitivo

  • Desenvolver noções espacio-temporais;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e o pensamento;
  • Desenvolver a capacidade de fazer escolhas e planear.

Expressão e Comunicação

  • Desenvolver competências de expressão e linguagem;
  • Desenvolver a linguagem oral como um meio de relação com os outros;
  • Desenvolver competências na área das Expressões (plásticas, música, movimento);
  • Desenvolver a Criatividade.

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