Resposta Social de Pré-Escolar

Organização do Ambiente Educativo

Nas salas de actividades, a gestão do Ambiente Educativo é organizada com base no modelo do Movimento da Escola Moderna (MEM), que assenta num Projecto Democrático que visa o desenvolvimento e aprendizagem cooperada das crianças.

O espaço educativo é desenvolvido, de acordo com o MEM, a partir de áreas básicas de actividades e de uma área central polivalente. As áreas são:

Área Polivalente – destina-se à divulgação, comunicação e diálogo entre as crianças, a educadora e a auxiliar de acção educativa, servindo de suporte para actividades em pequeno grupo e individuais;

Biblioteca – pequeno centro de documentação, dispõe de documentos, livros, fantoches, revistas, trabalhos produzidos no âmbito das actividades e projectos, Cassetes de Vídeo, D.V.D.s,;

Oficina da Escrita – integra a máquina de escrever ou o computador com impressora e expõem-se textos enunciados pelas crianças e captados para a escrita pela educadora;

Atelier de Actividades Plásticas – integra a pintura, desenho, modelagem e tapeçaria; inclui todo o material necessário;

Oficina de Carpintaria– produção de construções;

Materiais de Ciências– proporciona actividades de pesagens e de medições, seriações e classificações, numeração, realização de experiências, entre outras coisas;

Brinquedos “Faz de conta”– crianças dispõem de uma arca com roupas e adereços que compõe personagens, possíveis projectos de representação dramática; a tradicional casa das bonecas.

O Cantinho dos Sentimentos.
Este cantinho conta com um instrumento (criado e desenvolvido com a participação das crianças) através do qual as crianças comunicam, livremente, os seus sentimentos (quadro com diferentes sentimentos identificados pelos grupos de crianças). A partir desta área são desenvolvidas diversas actividades e animações que visam promover o desenvolvimento sócio-afectivo e a inteligência emocional. Exemplos de actividades: leitura e trabalho de histórias/contos; jogo “cubo dos sentimentos”; uso de dinâmicas de expressão corporal ou dramática (mímica, teatro, etc.).

Aprendizagem Activa e Cooperada

Com as actividades propostas e no dia-a-dia, serão desenvolvidas as capacidades de reflexão e de pensamento crítico, a capacidade de expressão e comunicação e inerente empowerment psicológico e político, uma vez que preparam, apoiam e reforçam a capacidade de inserção social dos indivíduos.  Fá-lo-emos promovendo a sua assunção no quotidiano na escola, através da sua organização cooperativa e da participação activa das crianças, vivendo experiências de democracia participativa.

No Pré-escolar, as crianças, individualmente e em grupo, são convidados a assumirem um papel activo no seu desenvolvimento. Têm oportunidade de construir projectos do seu interesse, que promovam aprendizagens significativas e que englobem as estratégias e metodologias de construção de saber científico. Para tal, parte-se dos saberes já construídos, para a sua consolidação com apoio na experimentação e investigação, sendo o processo final o de comunicação dos saberes e aprendizagens a outros grupos de Crianças, e/ou às Famílias e/ou à Comunidade.

Estimula-se a capacidade de organização individual ou em grupo, de co-responsabilização, de tomada de decisões e da progressiva autonomia das crianças.

Objectivos Gerais da Resposta Social de Pré-Escolar

Todo o trabalho realizado na Resposta Social de Pré-escolar responde aos objectivos gerais estabelecidos e apresentados de seguida.

Área de Formação Pessoal e Social

  • Desenvolver atitudes e valores que permitam à criança tornar-se um cidadão consciente e participativo;
  • Desenvolver o conceito do EU (auto-conceito/auto-estima);
  • Tomar consciência de si próprio na relação com os outros;
  • Estabelecer relações sociais positivas;
  • Tomar consciência de si próprio na relação com o meio envolvente;
  • Desenvolver valores, comportamentos e regras;
  • Desenvolver a autonomia;
  • Desenvolver a capacidade de cooperação.

Área de Expressão e Comunicação

  • Desenvolver competências nos domínios das expressões (plástica, musical, motora e dramática);
  • Desenvolver a criatividade e a sensibilidade estética;
  • Reflectir sobre as suas experiências;
  • Desenvolver a curiosidade e espírito crítico;
  • Gerir activamente a sua aprendizagem e desenvolvimento;
  • Planear, Concretizar e Avaliar projectos de aprendizagem diversificadas;
  • Planear, Concretizar e Avaliar projectos do seu interesse, nomeadamente de animação sociocultural;
  • Desenvolver a capacidade de fazer escolhas e planear;
  • Desenvolver a Criatividade.

Área de Conhecimento do Mundo

  • Promover a curiosidade natural das crianças e dar-lhes sentido, estimulando a organização dos pensamentos e saberes mais estruturados;
  • Proporcionar a livre expressão dos seus saberes mais próximos e alargar as inter-relações para uma maior diversidade de experiências sociais;
  • Estimular a reflexão e espírito crítico, a tomada de consciência e o levantar de novas questões.

<< Anterior – Resposta Social de Creche +  >> próximo – Actividades e Outros Projectos

Fale Connosco

Rua Pedro José Pezerat, Bloco B (edifício Azul)
Bairro dos Lóios – 1950-242 Lisboa

Telefone: 21 859 67 83
Fax: 21 859 67 85
Telemóvel: 91 859 67 85

Correio electrónico: atm@atm.org.pt